Dupla sertaneja reivindica posto de primeira dupla do sertanejo universitário

A dupla sertaneja Fred e Pedrito revelou como foi o início do movimento do sertanejo universitário, dominante hoje no Brasil

O sertanejo raiz que foi marcado por artistas atemporais do ritmo como Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano e Chitãozinho e Xororó, perdeu espaço nos últimos anos para o sertanejo universitário. Isso porque, uma nova geração passou a remodelar esse estilo musical e uma dupla sertaneja do interior de São Paulo explicou como isso tudo começou.

Em uma entrevista exclusiva para o Podcast Enterhits, em parceria com o Movimento CountryFred, da parceria Fred e Pedrito, afirmou que o sertanejo universitário começou a partir de apresentações da dupla sertaneja no interior de São Paulo.

“Fomos o primeiro movimento universitário, nasceu em Ribeiro Preto. Tava naquela época explodindo o rodeio universitário também e o Fred e Pedrito era a dupla oficial e fazia todas as etapas do rodeio universitário então marcou uma época, marcou uma geração dentro de Ribeirão Preto”, contou Fred.

Com o DVD Clube da Viola, Fred e Pedrito resgataram músicas do sertanejo raiz, porém, já inovando e de acordo com eles, deram início ao ritmo que domina as paradas de sucesso em todo país. “Depois estouramos dentro da cidade de São Paulo e depois no Brasil inteiro né?!”, concluiu Fred.

Confira no canal do Movimento Country no Youtube:

Sertanejo universitário revelou nomes como Gusttavo Lima

(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

Quem não lembra do “tchetcherere?” de Gusttavo Lima ou do “Meteoro” de Luan Santana. O sertanejo universitário tomou seu verdadeiro rumo a partir de grandes hits como esses que estouraram e descoberta de artistas que já não se adequavam mais ao sertanejo raiz. A dupla Fernando e Sorocaba também pode ser citada como uma das que abriram caminho aos artistas conhecidos hoje em dia.

Embora muitas canções continuem falando sobre os mesmos temas, ou seja, amor, traição e bebida para afogar as mágoas, o sertanejo universitário tem uma pegada mais moderna à medida em que traz elementos do pop e linguagem mais coerente com as expressões atuais.

Além disso, só o fato da geração ter mudado já faz com que os novos cantores passassem a se enquadrar na expressão “universitário”, enquanto que os veteranos já fizeram suas histórias no ritmo. Vale lembrar que esse assunto acabou sendo motivo de um desentendimento entre Zé Neto e Cristiano e Chrystian e Ralf.

Isso porque, em uma das lives sertanejas que apresentou durante a pandemia, Zé Neto revelou que havia se sentido ofendido pela dupla veterana que em uma determinada ocasião não deu atenção para a dupla de São José do Rio Preto. Durante a declaração, Zé Neto pediu respeito ao sertanejo universitário, no entanto, meses depois Chrystian revelou que tudo não passou de um mal entendido e a paz foi selada.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Acreditamos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. AceitarLeia Mais