Dupla sertaneja famosa e a saga da agenda de shows; entenda o caso

3.241

Dupla sertaneja famosa peca na divulgação de sua agenda de shows e achar a informação adquire contornos de quebra-cabeça; entenda

Há alguns dias, estava buscando informações sobre a agenda de shows de uma famosa dupla sertaneja. Obviamente, tentei primeiro nas fontes oficiais de informação, website, páginas das redes sociais, como Instagram e Facebook. Nada. Infelizmente, muitos artistas grandes, por incrível que pareça, não mantêm seus sites oficiais atualizados. Uma estrutura tão grande e não tem ninguém no escritório para gerenciar isso? Pode-se compreender que as redes socais e streamings de música canalizam toda a atenção dos profissionais envolvidos, mas esses sites desatualizados, honestamente, me parece desleixo. Meio terra de ninguém.

Não se trata de um caso isolado. No contexto pré pandemia, a maioria dos artistas divulgava no início de cada mês a agenda daquele período. Sabe-se lá porque, hoje poucos seguem com esse bom hábito. Boa parte achou super legal soltar apenas a agenda da semana, postando lá por segunda ou terça os shows dos próximos dias. Acho bacana essa divulgação, desde que não seja a única fonte de informação.

Diga-se de passagem, saudades de quando as páginas de Facebook das duplas sertanejas eram semanalmente alimentadas pelas fotos oficiais dos shows. Era um frio na barriga especial abrir aquelas galerias e ficar se procurando no meio da multidão. Bons tempos!

Pois bem, se a informação não constava nem do site oficial e nem das redes sociais da dupla, a saída foi ligar para o escritório. Fui muitíssimo bem atendida por uma moça que, mesmo sem eu me identificar como imprensa, me passou o telefone do fulano de tal, que seria o responsável por cuidar da agenda da famosa dupla.

E lá vou eu ligar para o fulano de tal. Falei do que se tratava meu contato, que eu gostaria de informações sobre a agenda de shows da dupla no mês de maio. Ele perguntou meu nome e de onde eu era e eu falei. Fulano não me deu nenhuma informação, mas me instruiu a mandar mensagem para o seu aplicativo de mensagens instantâneas, aquele do telefoninho verde que todo mundo usa. Assim o fiz, e estou esperando a resposta até hoje.

Diante da ausência de resposta, não restou alternativas à equipe do Movimento Country senão garimpar as informações em fontes alternativas, na internet mesmo, e ir montando, aos poucos, uma espécie de quebra-cabeças com as informações que desejamos passar mês a mês para o nosso público. Assim fizemos, as agendas estão todas divulgadas no nosso site, como vocês já se habituaram a ver.

Fulano de tal responsável pela agenda da dupla sertaneja famosa não sabe que eu sou da imprensa. Ele não perguntou; apenas quis saber meu nome e de qual cidade eu falava. Se tivesse perguntado, eu teria dito, pois não era nem segredo e nem uma armadilha. Fulano deve ter pensado que eu sou uma fã maluca e deve ter encarado aquilo como uma espécie de perturbação à qual ele não precisava responder. Há dois equívocos aí.

O primeiro equívoco é sonegar a informação, como se eu estivesse pedindo o extrato bancário da dupla ou o comprovante de imposto de renda. Desde quando agenda de shows virou segredo? Se alguém quer saber sobre a agenda, conte. Se é imprensa, vai ajudar (de graça, aliás) na divulgação dos eventos. Não que eles precisem, os shows sempre lotam. Mas uma relação mais cooperativa com a imprensa pode ser uma boa ideia, por vários motivos que eu já disse e não preciso hoje repetir.

Muito pior ainda é o equívoco da equipe no tratamento com fãs. E se eu fosse uma fã querendo saber da agenda da dupla sertaneja, qual o problema contar? Artistas queridos, gente que eu admiro tanto como músicos e cantores, por favor entendam. Há sim os fãs que extrapolam os limites, mas a maioria é bem de boa e vocês precisam deles. Sem fã, existe o cantor, existem as músicas, mas não existem nem o sucesso e nem a equipe grandiosa da qual fazem parte vários fulanos de tal.

Leia Também:

Fulano de tal já deve ter visto todo o tipo de maluquice por parte de fãs e isso talvez tenha borrado um pouco sua avaliação diante de algumas situações. Essas equipes das duplas sertanejas são excelentes, fazem um trabalho primoroso na retaguarda dos artistas, não tenho a menor dúvida quanto a isso. Todavia, entendo também que todo funcionário é, em alguma medida, reflexo do seu chefe e das ordens que recebe. Saudades do começo, daquele tempo em que os artistas ainda acham que contato com fã é super legal. Fã, meus amigos, não morde. Fã ama, e por amar quer ver seus ídolos de perto em algum show por aí.