Henrique e Juliano são os maiores do sertanejo atual?

Henrique e Juliano, que tem números impressionantes nas plataformas digitais e lotam um show atrás do outro, são mesmo os maiores do sertanejo atual?

Os números de Henrique e Juliano são mesmo impressionantes! Desde que estouraram nacionalmente, há quase uma década, os irmãos tocantinenses não param de acumular hits. Se quando ficaram conhecidos do grande público as plataformas digitais de música, como Spotify e Deezer, ainda buscavam representatividade no mercado, hoje em dia eles reinam absolutos quando se fala em quantidade de execuções de suas músicas. Mas, será que eles são mesmo a maior dupla do sertanejo atual?

Se o único critério para medir o sucesso e a qualidade de uma dupla fosse o número de execuções nas plataformas digitais, nossa discussão acabaria por aqui. O alcance da dupla é imenso e contra fatos, não há argumentos. Considerando o Top 200 Brasil do Spotify, Henrique e Juliano são os artistas nacionais com o maior número de músicas na parada, sendo dez, ao todo. Todas são faixas do último trabalho, provando que “Manifesto Musical” é realmente um sucesso.

Para se ter uma ideia da força da dupla, somente Marília Mendonça tem mais músicas no Top 200 do Spotify, com 11 faixas. Todavia, dez delas são colaborações com outros artistas, incluindo as ótimas canções do projeto “As Patroas“, com Maiara e Maraisa, contabilizando 5 canções, entre elas “Mal Feito”, com Hugo e Guilherme e “Vai Lá em Casa Hoje”, ao lado de George Henrique e Rodrigo.

E os recordes não param por aí. Além de tudo isso, os donos da Fazenda Terra Prometida são o 95º artista mais ouvido do mundo no Spotify, e “Manifesto Musical” é o 68º álbum com maior número de plays, também em âmbito global, e o 1º lugar em território nacional. “Arranhão“, a faixa mais viral desse trabalho, acaba de chegar a 200 milhões de plays no Spotify e “A Maior Saudade” está há 32 semanas no Top 10 das rádios brasileiras.

Considerando as visualizações dos vídeos da dupla no canal oficial do YouTube, onde Henrique e Juliano tem quase 15 milhões de inscritos, somente os 10 vídeos mais vistos somam espantosos 4 bilhões de views, sendo que nove deles ultrapassam a casa dos 300 milhões cada um. Nessa conta nem entram os êxitos do trabalho atual, do qual somente “Arranhão” e “A Maior Saudade” juntas passam de 280 milhões. Os dois últimos videoclipes lançados, “Eu Me Traí” e “Troco da Troca“, bateram 1 milhão de views em menos de 24 horas.

Você pode estar pensando aí que o fenômeno da internet pode mascarar alguns problemas ou, principalmente, maximizar certos sucessos que, ao vivo, não alcançariam a mesma proporção. Mas, com Henrique e Juliano, isso não acontece. Conhecidos como a dupla que arrasta multidões, por sempre fazer shows lotados, recentemente venderam 20 mil ingressos em um único dia, para uma apresentação que acontecerá em Goiânia no mês de junho.

Diante de números tão impressionantes, ficam algumas perguntas. Henrique e Juliano são mesmo a maior dupla sertaneja do momento? Recordes de plays fazem deles os melhores? Números de visualizações tem a ver com qualidade? As respostas são: sim, talvez e não.

Há um exército de artistas fracos que fazem sucesso, não só na música sertaneja. Esse é um fenômeno antigo, de todos os estilos, mas que a era da internet e das redes sociais tornou bem mais evidente. Em contrapartida, há incontáveis artistas excelentes dos quais jamais ouviremos falar, ou ainda aqueles que fazem um sucesso razoável, mas que não reflete a qualidade do trabalho que entregam. Nem Marcos e Belutti e nem Fred e Fabrício, duplas excelentes, nos deixam mentir.

Números altos de visualizações refletem o gosto popular. Artista muito ouvido e muito visto é artista de quem o povo gosta. Isso é indiscutível. Se o povo tem bom gosto é outra coisa. Que Henrique e Juliano são populares, de novo, não há como negar. São os melhores? Depende do aspecto a ser analisado. São os maiores, que era a primeira pergunta? Atualmente, são sim.

Boa parte do êxito de Henrique e Juliano está na escolha do repertório. Eles têm o faro aguçado pra música boa e, principalmente, para o sucesso, para entender do que o povo vai gostar. Digo isso porque algumas de suas piores canções foram parte de seus maiores sucessos, a exemplo de “Alô Bebê“. Nunca vou me conformar que a dupla que gravou as espetaculares “Recaídas“, “Calafrio” e, mais recentemente “A Maior Saudade”, tem essa bobagem no currículo.

Outro ponto muito marcante e muito positivo na dupla é o carisma, que ao vivo é no nível do absurdo. Henrique de bom humor é absolutamente imbatível. O fato de ele ser lindo é um plus que a mulherada descobriu com mais furor recentemente, após ele ajudar a viralizar uma música chiclete de John Amplificado. Ele sempre foi lindo e Juliano é um doce de pessoa que ajuda a manter o irmão em equilíbrio. Isso reverte em views? Não, mas a interpretação visceral da dupla, aquela que parece vir do fundo da alma em muitas canções, ajuda sim. Música precisa emocionar, e nisso eles são muito bons.

Muitos críticos de música pontuam que Henrique e Juliano não são tecnicamente os melhores e nisso eu tenho que concordar. Há melhores cantores no sertanejo? Certamente há. Mas nem só de técnica se faz um artista bem sucedido, embora eu sempre acharei que cantor precisa sim ser excelente no seu ofício, que é cantar. À parte da técnica, porém, há outras questões que permeiam a coisa toda e que são essenciais, e que muitas vezes compensam a nota imprecisa ou o agudo que caiu meio fora da escala. É justamente nessas outras questões que eles são excelentes.

Leia Também:

Não se pode perder de vista que o mercado flutua bastante. Hoje eles são os maiores e amanhã podem não ser mais, assim como Victor e Léo e Jorge e Mateus, por exemplo. Eles próprios vinham de um período mais morno, depois do sucesso avassalador dos DVDs de Brasília e Recife. Nada disso invalida ou diminui a trajetória do artista, é apenas parte do jogo do mercado. Além do mais, Henrique e Juliano tem uma base bem sólida de fãs, suficiente para sustentá-los na estrada por muito tempo. Fã, meus amigos, essa pessoa louca e apaixonada, não esqueçam, é quem realmente faz a roda girar.