Logística dos artistas e suas equipes é o tema do ano

20

Para quem vive de fazer shows pelas cidades brasileiras, sabe da importância da logística para impulsionar o sucesso dos artistas brasileiros.

Brasília, 17/11/21  |  Tempo de leitura 3min25s

Acertar o timbre, criar a composição perfeita, entender o que o público está querendo ouvir são atividades diárias dos grandes artistas brasileiros que se deslocam pelo território nacional atendendo uma normalmente lotada agenda de shows.

Cada músico, deve ter uma história para contar de suas andanças pelas estradas da vida, promovendo sua arte nos rincões do Brasil, e eu assumo o risco em afirmar que em boa parte destas histórias são traçadas nas rodovias brasileiras.

Se o artista é um viajante, então o seu sucesso ou fracasso é mais uma questão de logística do que de composição musical? Quem canta deve estar na hora certa, no lugar combinado, nas condições adequadas de saúde e de capacidade vocal, no caso dos cantores, para fazer uma apresentação e atender a demanda do público e de empresários que investiram no nome do artista escolhido para o show.

Sem logística, não têm show

Seja você um grande cantor ou o importante embalador de cargas, são todos  utilizadores da estrutura de logística encomendada pela banda, será que uma boa música substitui um bom motorista transportador? Me parece que é um conjunto de ações que torna um artista relevante no cenário artístico.

Para quem investe nos artistas, a questão da logística passa por um momento de profunda revisão neste ano, após o fatídico acidente ocorrido com a cantora Marília Mendonça. Não é apenas um caso isolado, a fatalidade da estrada é grande e os empresários dos grandes artistas estão revendo técnicas de logística aplicada aos seus artistas a fim de preservar vidas e o patrimônio alcançado com grande esforço.

Até que se averigue o que ocorreu de fato com o caso da cantora Marília Mendonça, medidas como averiguação das condições de aeroportos onde o artista utilizará para pousos e decolagens, estão no topo da lista de prioridades de quem gerencia a logística dos grandes artistas.

Não é de hoje o conhecimento de que a utilização de pequenas aeronaves, justamente as mais utilizadas por artistas que alcançaram algum grau de estrelato, são as que sofrem de mais acidentes, veja querido leitor, a taxa de acidentes entre as aeronaves de pequeno porte são 17 vezes mais frequentes, comparativamente a aeronaves de linhas de voo regulares, é uma informação importante demais para ser deixada de lado.

Até mesmo o transporte de veículos utilizados pelo staff dos artistas estão sendo revistos, preferindo-se adquirir o transporte veicular por meio da transportadora de veículo, em vez de percorrer grandes distâncias dirigindo, passa a ser mais seguro e mais econômico contratar um serviço de transportes de veículos por meio de um caminhão cegonheiro.

Capacidade logística versus sucesso do artista

O grande vocalista é a cereja do bolo em muitas bandas musicais, mas promover uma apresentação é uma arte da logística, que envolve toda uma equipe que dá suporte ao artista durante sua trajetória rumo ao estrelato. A equipe de músicos, a equipe técnica, a equipe de segurança são todas engrenagens de uma grande máquina logística transportadas até o local de suas apresentações, até mesmo os mimos da equipe são transportados junto, citando um exemplo prático, como motos de passeio.

Empresas de mudanças, são corriqueiramente contratadas para transporte deste tipo especial de veículo para bandas musicais em todo o Brasil, como citado no parágrafo anterior, o artista está rodando, mas também precisa contar com momentos de lazer e por isto leva consigo grandes volumes de cargas.

Pude verificar junto a alguns sites de artistas que uma banda musical passa em média até 6 meses do ano na estrada, então transportar toda sorte de carga torna-se essencial para a saúde mental de toda a equipe. Até mesmo companheiros e companheiras de membros da equipe são transportados de tempos em tempos, justamente para o atendimento de necessidades afetivas dos membros de toda a equipe.

Ficando claro, pelo menos para mim, que o sucesso de um artista está muito relacionado à capacidade logística instalada, obviamente que sistemas de transportes de pessoas e de cargas é mais caro, proporcionalmente a sua qualidade, mas que o seu oposto também é verdadeiro.

Se o artista se desloca mais rápido e atende a shows com maior frequência o seu sucesso musical também sofre um forte efeito de suas ações logísticas, quem aparece mais é mais visto, não é isto? Uma canção famosa é por efeito de sua qualidade ou por efeito de recorrência do artista?

Eficiência faz parte do sucesso

Seja para o artista seja para um profissional, incluindo qualquer empreendedor, promover a eficiência em seus atos é uma meta em si mesmo. Recentemente acompanhei um vídeo da famosa cantora Anitta, que agora está desenvolvendo a sua carreira nos Estados Unidos, em um momento da entrevista recentemente veiculada no canal da CNN, relatou algumas de suas estratégias de sucesso, no caso desta artista ela optou pela função de artista e empresária de si mesmo, segundo ela o controle que ele exerce em sua própria carreira é um fator motivador.

Existem artistas bons em gestão, e se podem providenciar isto para as suas próprias carreiras é uma opção válida, suponho que pelo conteúdo da entrevista Anitta também deve cuidar de sua logística, o que soma ao seu sucesso.

A reflexão que este texto entrega hoje é esta, se por acaso, o seu sucesso está difícil de ocorrer, pode ser uma questão de ajustes em outras áreas da sua produção, que têm pouca relação com a sua música, se no caso você for um artista e estiver lendo este texto hoje, procure avaliar se a sua logística está atendendo às suas metas.

Ronaldo Luis Gonçalves

Pai, Marido, Escritor, Engenheiro de Software, Empreendedor Digital atuando no mercado de marketing, é também redator de diversos sites na internet.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Acreditamos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais