Pantanal: Novela que era para ser série da Globoplay se torna a maior aposta da Globo dos últimos tempos

Com investimento milionário, a Globo está apostando todas as suas fichas em “Pantanal” e novela promete fazer sucesso absoluto

Muito está se falando sobre a Novela Pantanal nos últimos dias, já que sua estreia está marcada para o dia 28 de março, próxima segunda-feira. No entanto, o que pouca gente sabe é que a produção quase não foi ao ar, isso porque a ideia inicial era de ser apenas uma série na Globoplay, mas uma pessoa foi responsável por mudar isso e transformar o remake de Pantanal na maior aposta da Globo dos últimos tempos.

Desde a saída de Silvio de Abreu da direção da Globo, a emissora vem passando por mudanças drásticas e Pantanal servirá como um ‘ponto de virada’ para a Globo, já que a novela é a primeira estreia da faixa das 21 sob a direção de Ricardo Waddington e José Luiz Villamarim, que agora assumem a direção de teledramaturgia da emissora no lugar de Abreu.

Foram eles, inclusive, que “bateram o pé” para que Pantanal fosse transformada em uma novela das 21, já que a ideia inicial era de mantê-la apenas como série da Globoplay. Entre os dois, especialmente Ricardo Waddington foi quem mais acreditou na antiga novela da TV Manchete e brigou dentro da emissora para colocá-la na grade.

O diretor ainda se comprometeu a trabalhar diretamente na montagem de Pantanal, inclusive foi ele quem divulgou a produção no Fantástico há alguns meses. Dessa forma, a novela passou a ser tratada como a menina dos olhos da Globo: para deixar tudo perfeito, estão sendo investidos cerca de R$ 200 milhões na produção de Pantanal, de acordo com o site NaTelinha.

A aposta também foi para um elenco de peso: com Juliana Paes interpretando o papel de Cássia Kis na primeira versão e nomes como Jesuíta Barbosa, Marcos Palmeira, Almir Sater e Alanis Guillen, a Juma de Pantanal, a novela estreia com um dos melhores elencos dos últimos tempos e pode surpreender até os telespectadores mais exigentes.

Enquanto não estreia, Pantanal vem sendo muito bem aproveitada pela Globo. A emissora escolheu a faixa de horário do BBB 22 para fazer a divulgação de estreia de Pantanal, justamente por ser o horário de maior IBOPE, e vem liberando trechos que despertam a curiosidade do telespectador.

Leia Também:

Globo investiu cerca de R$ 200 milhões na novela

(Foto: Reprodução/Rede Globo)
(Foto: Reprodução/Rede Globo)

Segundo o site NaTelinha, foram gastos cerca de R$ 1 milhão por episódio, o que daria cerca de R$ 200 milhões de investimento total em ‘Pantanal’, no entanto, a emissora está recebendo muitas propostas de anunciantes e patrocinadores para a faixa de horário. Ao que parece, antes mesmo de estrear a novela já faturou cerca de R$ 500 milhões com tais contratos.

O que era para ser uma simples série da Globoplay acabou virando a novela com o maior investimento da história da Globo, mas, assim como a produção tem potencial de surpreender o público com a história de Juma Marruá que foi transmitida originalmente pela TV Manchete em 1990, ela também pode sofrer algumas baixas por causa da audiência.

A pressão por audiência é algo normal para uma produção gigantesca como a de Pantanal. Assim como o investimento milionário, espera-se a adesão do público para que a faixa de lucros possa ser ainda maior, e a preocupação pelo fato da novela ser um remake e acabar desinteressando o público toma conta dos bastidores.

Afinal de contas, o público vai se adaptar a Pantanal, irá gostar da trama fantasiosa e terá interesse de acompanhar a história por uma segunda vez, embora esteja infinitamente mais bem produzida e com um elenco de peso com algumas das maiores estrelas da casa?

A resposta ainda é incerta, mas se encaminha para um grande e belo ‘sim’. Ainda de acordo com o NaTelinha, a Globo realizou uma pesquisa interna para saber o nível de interesse do público em Pantanal, e o resultado foi satisfatório: cerca de 70% dos entrevistados garantiram que irão assistir a trama.