Saiba quais são as superstições dos sertanejos para a virada do ano

Em época de Réveillon, muitos famosos, incluindo os sertanejos, lançam mão de superstições para atrair um bom ano. Veja quais são!

Todos os anos, quando chega a época de festividades de final de ano e, principalmente, a noite de Réveillon, muitas pessoas correm para realizar as mais inusitadas superstições, simpatias e mandingas para atrair boa sorte no ano que chega, e com os artistas sertanejos não é diferente.

A passagem do ano costuma ser um momento de reflexão, reencontros e também de muitas simpatias para atrair boa sorte, amor, paz, saúde, felicidade e prosperidade. A maioria das pessoas tem o sentimento de que tudo pode ser diferente no próximo ano e realizam rituais como o ponto de partida para a nova jornada que se inicia.

Vários sertanejos famosos também incluem rituais e superstições nas suas comemorações de Ano Novo. Muitos deles, inclusive, falam abertamente sobre o assunto, embora outros também afirmem que não são supersticiosos e, por isso, não adotam nenhum ritual específico para receber o ano que se inicia.

O Movimento Country separou para você uma lista de sertanejos famosos e te conta quais as suas superstições para receber 2022:

1 Luan Santana

Luan Santana
(Foto: Divulgação)

 

Luan Santana, que lançou bons trabalhos em 2021 e se prepara para carreira internacional, já contou que vira o ano vestido de branco, pois é extremamente religioso e praticante do catolicismo. A cor branca, muitos acreditam, normalmente simboliza e atrai a paz.

Se vestir de branco é uma tradição no Brasil, pois muitas pessoas acreditam que transmite boas energias. Vale usar um, calça, blusa, vestido, e de preferência novos, para trazer novas energias para o próximo ano. Essa tradição, todavia, começou com praticantes das religiões de matriz africana, que desde os anos 50 costumavam comemorar a passagem do ano em praias brasileiras vestindo trajes brancos e oferecendo flores para Iemanjá, a rainha dos mares.

2 Paula Fernandes

Paula Fernandes
(Foto: Divulgação)

 

A cantora Paula Fernandes revelou em outras oportunidades que não segue ritual com cores, mas tem como uma de suas superstições pular as sete ondas, caso esteja passando a virada na praia. O ritual de pular as sete ondas também tem origem em religiões de matriz africana, mas hoje em dia já se tornou outra tradição brasileira. Reza a lenda de que a cada onda pulada, você pode fazer um pedido para o próximo ano.

3 Simone, da dupla com Simaria

Simone, da dupla com Simaria
(Foto: Reprodução Instagram)

 

Simone, dupla de Simaria, acredita que a cor da roupa íntima interfere na energia do ano seguinte e, por isso, normalmente passa a virada de ano com lingeries brancas, mas existem várias outras cores com outros significados. Essa é, sem dúvidas, uma das maiores superstições dos famosos e também dos anônimos.

Além do branco para atrair paz e harmonia, acredita-se que o amarelo seja bom para ter abundância material e dinheiro; o azul atrai equilíbrio na espiritualidade; o verde simboliza esperança, o vermelho e o rosa são as cores do amor e da paixão e o violeta atrai respeito.

4 Thaeme, da dupla com Thiago

Thaeme, da dupla com Thiago
(Foto: Reprodução Instagram)

 

A cantora Thaeme, da dupla com Thiago, afirma que, quando passa a virada na praia, pular as 7 ondas também faz parte das tradições. “Para cada onda pulada, um desejo. Guardar uma folha de louro na carteira para atrair dinheiro e varrer a casa do fundo para a entrada são outras formas de dar um “empurrãozinho” na sorte e garantir um ano mais próspero”, diz a bela cantora.

Thaeme também revela que não abre mão de comidas típicas da festividade para atrair fartura no novo ano, como lentilha e carne de porco, além de guardar sementes de romã e uva na carteira. “Só não podemos esquecer de agradecer a Deus pelo ano que se passou e pedir ao Espírito Santo que nos conduza sempre em tudo que fizermos no novo ano! Aí sim não tem erro!”, finaliza a cantora.

5 Hudson, da dupla com Edson

Hudson, da dupla com Edson
(Foto: Reprodução Internet)

 

Em se tratando das superstições de Ano Novo, Hudson Cadorini, da dupla com o irmão Edson, afirma que sua grande simpatia é se apegar com Deus. “A minha simpatia, todos os dias do ano, 24 horas por dia, é sempre pensar em Deus. Não tenho muito o lance da simpatia, talvez entrar com o pé direito, é uma coisa que já está no inconsciente da gente”, disse o cantor.

“Acho que o importante mesmo é você firmar o pensamento em Deus. Dizer ‘Senhor, abençoe o meu trabalho. Se as pessoas estão aqui para me assistir, abençoe que tudo corra bem, que o som seja legal, que não haja brigas, que eu consiga fazer um som legal pra galera”, completou.

6 Wesley Safadão

Wesley Safadão
(Foto: Reprodução Instagram)

 

O cantor Wesley Safadão faz parte do grupo de artistas que declara não ter superstições para atrair boa sorte no Ano Novo. Safadão diz não ter tradição e já fez brincadeiras em entrevistas sobre a cueca que estava usando. “Estou com uma cueca mais velha que tudo”, brincou.

7 Jorge, da dupla com Mateus

Jorge, da dupla com Mateus
(Foto: AGNews)

 

O sertanejo Jorge, da dupla com Mateus, artistas que alcançaram recentemente 1 bilhão de streamings nas plataformas digitais, sempre comenta que não tem superstições para atrair bons fluidos para o ano que se inicia. Ele garante que não acredita que comer romã, guardar sementinhas das uvas na carteira ou mesmo usar uma cueca de uma cor diferente vá fazer alguma diferença no ano seguinte.

“Eu acho que o ano novo marca uma passagem, mas todos os dias são iguais aos outros. Eu não tenho essa ideia de que o ano vai acabar, não acho que você tem de passar o ano novo de cueca branca, azul, roxa”.

Para ele, importa tomar atitudes de mudar a consciência para que o ano que começa seja melhor do que o ano que passou. “Acho que a gente tem de ter na cabeça que tem de fazer o melhor sempre, tanto para nós quanto para as outras pessoas. Não adianta ter na cabeça superstição se não mudar a consciência. Esse é o mais importante.”

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Acreditamos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. AceitarLeia Mais