Conheça as músicas que fazem parte da trilha sonora de Pantanal

Você sabe quais são as músicas da novela Pantanal? Maior sucesso da teledramaturgia brasileira dos últimos anos, novela tem uma trilha sonora brilhante

Pantanal” vem fazendo o maior sucesso na Globo e quebrando recordes atrás de recordes em audiência. A trama vem aprofundando cada vez mais na família de Zé Leôncio, com outros personagens ganhando cada vez mais destaque, como Maria Bruaca. No entanto, não é só o elenco de peso que faz a novela famosa; a trilha sonora de Pantanal também embala os melhores momentos da novela com perfeição.

Muito se comenta sobre as músicas da novela Pantanal. Nesse ano, a Globo resolveu inovar e lançou a trilha sonora em playlists nas principais plataformas de streaming de música no Brasil. Cada uma de suas produções tem uma playlist temática e, obviamente, a de Pantanal é a mais famosa delas.

Entre as músicas da trilha sonora de Pantanal, destacam-se Almir Sater e Maria Bethânia, que cantam a música de abertura de “Pantanal”. Além deles, outros nomes conhecidos do público também estarão presentes na trilha sonora da novela. Quem canta a música “Amor de Índio“, tema do casal principal Juma e Jove, é ninguém menos que Gabriel Sater, filho de Almir Sater. O jovem ator ainda interpreta o papel de Trindade, o mesmo que o pai deu vida na versão original de Pantanal.

Iggy Pop empresta “The Passenger” para o tema de Jove, e Alceu Valença é a voz tema de Juma Marruá e José Lucas de Nada com a música “Como Dois Animais“. Também fazem parte da trilha sonora o aclamado cantor Belchior, com “Comentário a Respeito de John” e Jair Rodrigues, com a música “Vaqueiro de Profissão“, ambas para José Leôncio, que na trama é representado por Renato Goés e Marcos Palmeira na primeira e segunda parte.

Uma das melhores músicas da trama é “Chalana” na voz de Roberta Miranda, que recentemente nos contou sobre a felicidade de estar presente na trilha sonora da novela. Uma das músicas mais impactantes também é “Ribanceira“, de Chico Chico, tocada na libertação de Maria Bruaca , que emocionou o Brasil. A personagem tem como tema “Deprê“, de Marília Mendonça, e muito se pergunta se o seu futuro poderá ser diferente da primeira versão.

Confira abaixo a playlist oficial de Pantanal com todas as músicas da trilha sonora da novela:

Relembre as músicas da primeira versão de Pantanal

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Os encantos de Pantanal foram um dos principais motivos para o sucesso da novela na década de 90, juntamente da história fantasiosa de que Juma virava onça, a aparição do Velho do Rio e outros mitos que rondavam a trama. Isso também acabou sendo palco para muita polêmica, com cenas emblemáticas, inspiradas no folclore brasileiro, que marcaram gerações e poderão estar presentes no remake da Globo.

Um dos principais motivos do sucesso de Pantanal foi a trilha sonora da novela escolhida a dedos pela alta cúpula da TV Manchete naquela época. Dividida em dois volumes, a trilha sonora de Pantanal trouxe grandes artistas sertanejos para a trama, incluindo Sérgio Reis, que também atuou e revelou ter lutado com onças no Pantanal diversas vezes.

Entre os nomes que compuseram a trilha sonora de Pantanal destacaram-se Renato Teixeira, Marcus Viana, Caetano Veloso e Almir Sater, que canta o tema de abertura do remake ao lado de Maria Bethânia. Confira a seguir a trilha sonora da primeira versão de “Pantanal”:

Pantanal – vol. 1

  1. “No Mundo dos Sonhos” – Robertinho do Recife (tema de Jove)
  2. “Quem Saberia Perder” – Ivan Lins (tema de José Leôncio)
  3. “Apaixonada” – Simone (tema de Irma)
  4. “Divinamente Nua a Lua” – Orlando Moraes (tema de Guta)
  5. “Amor Selvagem” – Marcus Viana (tema de Juma e Jove)
  6. “Estrela Natureza” – Sá & Guarabira (tema de Maria Marruá, depois tema de Juma)
  7. “Pantanal” – Sagrado Coração da Terra (tema de abertura e tema geral)
  8. “Memória da Pele” – João Bosco (tema de Madeleine)
  9. “Castigo” – Léo Gandelman (tema de Gustavo)
  10. “Um Violeiro Toca” – Almir Sater (tema de Tibério)
  11. “Triste Berrante” – Solange Maria e Adauto Santos (tema de Filó)
  12. “Comitiva Esperança” – Sérgio Reis (tema de locação: comitiva dos peões de José Leôncio)

Pantanal 0 vol. 2

  1. “Tocando em Frente” – Maria Bethânia
  2. “Meu Coração” – João Caetano (tema de José Lucas de Nada)
  3. “Cantar” – Sílvia Patrícia e Caetano Veloso
  4. “Reino das Águas” – Marcus Viana
  5. “Chalana” – Almir Sater (tema de locação)
  6. “Pantanal” – Sagrado Coração da Terra (tema de abertura e tema geral)
  7. “Saudade” – Renato Teixeira
  8. “A Glória das Manhãs” – Sagrado Coração da Terra (tema de locação: Ninhal)
  9. “Garça Branca” – Cláudio Nucci (tema de Maria Bruaca)
  10. “Paz” – Sagrado Coração da Terra (tema de Irma)
  11. “Peão Boiadeiro” – Sérgio Reis
  12. “Espírito da Terra” – Marcus Viana
  13. “Noite” – Marcus Viana