Vidro no pulmão e candidíase oral: Saiba tudo sobre as doenças que obrigaram Zé Neto a cancelar shows

Zé Neto, da famosa dupla sertaneja com Cristiano, precisou cancelar shows após ser diagnosticado com uma grave doença pulmonar

O cantor sertanejo Zé Neto, que compõe a dupla com seu parceiro Cristiano, deu o que falar nos últimos dias ao ser diagnosticado com ‘vidro no pulmão. Em suas redes sociais o artista contou aos seguidores que está terminando o tratamento necessário, mas precisou cancelar alguns shows para de recuperar inteiramente.

LEIA TAMBÉM:

A doença tem como consequência a falta de ar, o que impossibilita o famoso de cantar ao lado do parceiro. Em entrevista ao G1, o médico pneumologista Rafael Musolino explicou sobre o quadro de saúde do intérprete de ‘Flor e o Beija-flor’, além de detalhar sobre possíveis causas, o diagnóstico e os sintomas.

“Vidro fosco é uma alteração vista na tomografia de tórax. É uma alteração que aparece secundária a alguma inflamação pulmonar. Ela pode ser causada por uma infecção, como a Covid, e pode ser secundária a alguma agressão ao pulmão, como o uso do cigarro eletrônico”, contou.

Para quem não sabe, Zé Neto, que recentemente ganhou um processo contra Luisa Mell na justiça, já chegou a alertar os seguidores nos últimos dias sobre o uso do cigarro eletrônico, já que o ítem, muitas vezes visto como infensivo perto dos cigarros tradicionais, foi o grande responsável pelo desenvolvimento da doença.

“Inclusive dou o alerta aqui para quem mexe com essa b*sta: para com isso, porque é um cigarro como qualquer outro e faz mal do mesmo jeito, ou até mais”, disse o cantor, dono de uma mansão avaliada em R$ 12 milhões, pelos stories de seu Instagram.

O pneumologista também frisou sobre os malefícios do cigarro eletrônico, e disse que usuários, assim como Zé Neto, podem não só desenvolver o vício, como apresentar tosse, cançado e dificuldade para respirar. Pneumonite, asma e bronquite também podem ser desencadeadas do uso do ítem.

“De maneira geral o cigarro eletrônico contém nicotina e outras substâncias na sua composição. O uso excessivo no curto prazo pode causar inflamação pulmonar. A longo prazo pode causar asma, bronquite, inflamação. Existem algumas substâncias, como metais pesados, que podem aumentar o risco de câncer”, afirmou.

Cantor foi diagnosticado com candidíase

(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

O portal UOL afirma que Zé Neto também foi diagnosticado com candidíase oral devido ao seu tratamento contra a doença no pulmão. A presença da doença, segundo o infectologista Alexandre Naime, o fungo se aproveita de quadros em que o sistema imunológico está fraco para se instaurar, que é o caso do cantor sertanejo.

Para se tratar dos ‘vidros no pulmão’, o parceiro de Cristiano está usando medicamentos corticoides, o que pode ser a causa da candidíase oral: “Isso faz com que a imunidade local, ou seja, da boca, seja prejudicada, e explica o surgimento dos sinais do fungo. Pacientes com asma brônquica e bronquite, por exemplo, que utilizam a mesma forma de remédio também costumam ter o problema”, destaca o infectologista.

“Ele se aproveita de uma situação de queda de imunidade, para se instalar. Uma pessoa que está sem nenhum tipo de anomalia pode até ter a presença do fungo, mas ele não se manifesta. Já para quem tem problemas crônicos de imunidade, ou está fazendo tratamentos que afetam o sistema imune, como a quimioterapia, é mais comum aparecer”, explica.

Apesar do quadro de Zé Neto ser preocupante para os fãs, Alexandre Naime destaca ao UOL que a doença não costuma ser grave e é de fácil tratamento: “A doença não costuma ser grave, somente em casos extemos de supressão imune, como em pacientes com Aids. O fungo pode descer para o esôfago e causar complicações, mas são casos muito mais raros”.

Zé Neto tem agenda de shows cancelada

Ze Neto, da dupla com Cristiano, está se recuperando de uma doença no pulmão (Foto: reprodução)
(Foto: reprodução)

Como já esperado pelo público, Zé Neto e Cristiano tiveram parte da agenda de shows cancelados nos últimos dias por conta do diagnóstico recebido pelo sertanejo. Para se recuperar 100% da doença, ele passará os últimos dias do ano e os primeiros do seguinte longe dos palcos, e promete voltar com tudo en 2022.

“Os shows da dupla Zé Neto & Cristiano de hoje ao dia 09 de janeiro serão cancelados em virtude de ter sido detectada monilíase oral (fungo), causado pelo uso de corticoide, medicamento utilizado pelo cantor no recente tratamento para sanar os focos de vidro fosco no pulmão. O cantor já iniciou o novo tratamento e deverá ficar em repouso no período acima mencionado. Tanto Zé Neto como Cristiano, já estão em casa. Não há necessidade de internação neste caso, segundo atesta o médico particular de Zé Neto, Dr. Wandervan Antônio de Azevedo”, diz o boletim médico.

Ao anunciar em seu Instagram o comunicado sobre o cancelamento de seus shows, Zé Neto ainda pediu orações dos seguidores para uma rápida recuperação, e foi curtido por mais de 300 mil pessoas.

“Conto com a oração de todos vocês . Obrigado pelo carinho e compreensão . Logo logo estarei de volta aos palcos ,fazendo o que mais amo nessa vida ,que é cantar e levar alegria . Deus sabe de tudo ,e cada um nasce com um propósito .seja feita a vossa vontade amém”, escreveu o parceiro de Cristiano.